PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 33974 > ESPAÇO AÉREO REUNIãO NO COMANDO DA AERONáUTICA TRATA DE TRáFEGO AéREO NO FESTIVAL DE PARINTINS

ESPAÇO AÉREO

Reunião no Comando da Aeronáutica trata de tráfego aéreo no Festival de Parintins

Publicado: 2019-05-09 19:42:55
Encontro abordou necessidade de gerenciamento de pousos e decolagens no aeroporto da região, que recebe até 400 operações no período

Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (09/05), em Brasília (DF), tratou da possibilidade de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para os serviços de navegação aérea e controle de tráfego aéreo no Estado do Amazonas, durante a realização da 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins, em junho. O encontro entre o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o Governador do Estado, Wilson Miranda Lima, abordou a necessidade de gerenciamento de pousos e decolagens no aeroporto da região, que recebe até 400 operações durante o período das festividades.

Participaram, ainda, da reunião o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz; a Presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Roselene Silva de Medeiros; e o Prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia.

O Comandante da Aeronáutica ressalta a importância da festa para o folclore do país e diz que tanto a FAB quanto o Governo do Estado do Amazonas estão empenhados para que o apoio do controle do espaço aéreo aconteça com segurança e efetiva coordenação. “Precisamos construir soluções para poder atender esta solicitação. Estamos empenhados para que isso aconteça. A FAB está sempre presente e atuante no Estado do Amazonas, construindo junto com os amazonenses um Brasil melhor e mais integrado”, completa o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Governador Wilson Lima pontua que o Estado tem dificuldades em relação ao aeroporto de Parintins, onde a movimentação é intensa durante o festival folclórico. “A FAB está na Amazônia e conhece nossas dificuldades. Vamos continuar construindo propostas e encontrando caminhos para que esse ano a gente possa ter tranquilidade e segurança para quem viaja de avião para a cidade de Parintins”, comenta.

Estrutura

De acordo com o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Domingues, o período do festival em Parintins é curto, porém crítico para o controle do espaço aéreo. Segundo o oficial-general, para que o aeroporto esteja apto a receber a intensa movimentação de aeronaves é necessária uma grande mobilização. “É preciso montar uma torre de controle, disponibilizar geradores elétricos, rede de dados, além de outros equipamentos que permitem a visualização do Controle de Aproximação. Nesse período devem ser mobilizados mais de 30 militares, entre técnicos em eletrônica, meteorologistas, controladores e outros”, explica.

O evento

Parintins está localizada no extremo leste do estado, distante cerca de 369 quilômetros da capital Manaus e sedia um dos maiores eventos folclóricos a céu aberto do mundo. O festival é uma apresentação de associações folclóricas, a disputa de dois bois bumbás – Caprichoso e Garantido. A 54ª edição acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER